Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas Leoninas

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

As minhas 5 escolhas do Amadora 0 / Sporting 3

Avatar do autor Rui Pedro Barreiro, 30.03.25

278074168_10209369254585317_7935590126045103760_n.

Num fim de tarde na Amadora o Sporting procurava a vitória que se impunha rumo ao Bicampeonato. Numa primeira parte em que entramos bem, podíamos ter marcado por Gyökeres e Reis nos minutos iniciais, em que o Estrela se viu reduzido a 10, numa justíssima expulsão, fomos perdendo fulgor e chegamos ao intervalo sem a necessária superioridade no marcador. Parecia-me evidente que era necessário mexer na equipa para ir em busca da vitória, mas só no intervalo saiu Fresneda e entrou Catamo. O primeiro golo apareceu aos 52 minutos de grande penalidade marcada superiormente pelo inevitável Gyökeres. O segundo golo só chegou aos 81 minutos, numa jogada de belo efeito com assistência do nosso goleador mor e golo de Quenda.  O terceiro golo voltou a ser de grande penalidade marcada pelo suspeito do costume, aos 89 minutos. Numa apreciação global notou-se que a dupla de meio campo ( Debast e Felicíssimo), não dá o que outras  podem dar, mas fez o seu trabalho, especialmente do ponto de vista defensivo, pareceu-me que Harder volta a entrar tarde no jogo, que esteve demasiado tempo só com um golo de diferença e a jogar contra 10. Rui Borges lá saberá, mas eu não gostei dessa demora em mexer na equipa (aos 84 minutos já com o segundo golo marcado entraram Harder para o lugar de Trincão e Esgaio para o de Matheus Reis; aos 90 entraram Biel para o lugar de Quenda e Arreiol para substituir Felicíssimo). Conseguimos o mais importante, a vitória, não sofremos golos e Gyökeres consolidou-se como melhor marcador da nossa liga e como o jogador mais influente da nossa equipa. Vamos às 5 escolhas com alguns números retirados da apreciação efetuada pelo Goalpoint e lembrando que a nossa média de idade do onze inicial foi de 23,6 anos, sendo que dos meus 5 escolhidos temos um com 17 (Quenda), outro com18 (Felicíssimo), sendo o mais velho Gyökeres com 26, Quaresma, 23 e Diomande 21, nada mau:

Viktor Gyökeres, fez mais uma extraordinária exibição, mesmo considerando que os dois golos que marcou terem resultado de duas grande penalidades, mas também aí mostra muita competência, enquadrou os 4 remates, fez uma assistência e foi sempre um perigo para o adversário, sendo responsável por 10 dos 13 remates efectuados pelo Sporting.

Quenda, fez um belo golo, a partir da direita, na primeira parte não esteve tão bem, a jogar no flanco esquerdo, mas mostrou-se a quem o quis ver. Muita classe em muitos momentos do jogo, é dos tais jogadores que quem gosta de futebol gosta também de ver o seu virtuosismo.

Felicíssimo, mostrou bons números defensivos, com 5 recuperações de posse, 4 desarmes e 3 intercepções, ganhou 10 de 13 duelos. Apesar de lhe faltar baliza, merece o meu destaque. Agarrou a oportunidade e vai mostrando que não é só por acaso que está no onze, sempre muito comprometido com o jogo.

Quaresma, outro dos Eduardos deste onze, fez um jogo muito bom, sempre com muita raça, falhou apenas 2 de 65 passes e ganhou os 5 duelos que disputou. Foi o jogador com mais ações com bola (78).

Diomande, deu a provar do veneno que tinha sido contra ele utilizado, dando origem ao primeiro penalty e ganhou 3 de 6 duelos aéreos defensivos. Utilizou bem o seu "cabedal" e esteve, quando foi preciso no sítio certo.

Temos jogo para a Taça com o Rio Ave em casa, dia 3/04 e depois recebemos o Braga para o campeonato,  dia 7/04, mais dois desafios para ganhar. Força Sporting