As minhas 5 escolhas do Dortmund 0/ Sporting 0
Rui Pedro Barreiro, 20.02.25
Uma noite de despedida da Liga dos Campeões que terminou com um empate a zero e com uma soberba exibição de Rui Silva e também de Eduardo Quaresma. Apesar da posse de bola ser repartida, o encontro foi dominado pela equipa da casa e o resultado final foi conseguido muito pelas exibições daqueles dois jogadores. Infelizmente, duas lesões obrigaram a mexer prematuramente na equipa, mas curiosamente os substitutos não se acanharam apesar da sua idade e, nalguns casos, da sua estreia nestas andanças. Para a história fica o empate na segunda mão após a derrota em casa (a nossa segunda parte deitou tudo a perder), com um clube alemão. Na verdade, o nosso registo não é muito famoso e com a gestão do plantel que foi feita era difícil fazer melhor. Feito o balanço da Liga dos Campeões desta época podemos dizer que foi das melhores dos últimos anos, mas também diremos que considerando os primeiros resultados, tudo seria diferente se não tivesse havido a saída de Amorim. Estamos a especular, é certo, mas que a história poderia ser diferente, lá isso podia. Agora temos Rui Borges e é com ele que queremos ser bicampeões. Já citei dois dos meus escolhidos, os outros são Diomande, Zeno Debast e Afonso Moreira.
Eduardo Quaresma, que jogador. Parece talhado para os grandes jogos. Fez uma exibição soberba, só lhe faltou marcar um golo, mas mesmo assim foi o melhor para o Goalpoint e para o Sofascore. Se os alemães estiveram atentos poderão perguntar como é que este central não é internacional A e também qual o valor para o adquirirem. Não deu hipóteses aos seus adversários e ainda teve força para ensaiar algumas saídas. Grande exibição.
Rui Silva, o homem do jogo para a UEFA e não só. Fez uma extraordinária exibição a justificar claramente a sua aquisição, verdadeiramente um reforço neste mercado de janeiro. Confesso que considero essencial a uma equipa como o Sporting ter um guarda-redes que faça a diferença e Rui Silva já mostrou que é um grande na sua posição.Evitou vários golos e mostrou-se também ao selecionador nacional.
Diomande, mais uma exibição sólida, consistente e muito eficaz. Infelizmente, não estará no próximo jogo para o campeonato, mas impediu os avançados alemães de conseguirem os seus intentos. Quando quer mostra toda a sua classe e parece que há clubes alemães que pretendem os seus serviços.
Zeno Debast, entrou em campo por causa de uma lesão de João Simões ainda na primeira parte. Não se intimidou e conseguiu cumprir o que lhe foi solicitado, mesmo em ações com bola e a tentar lançar os colegas da frente, ajudou Alexandre Brito (um jovem de 19 anos que entrou ao intervalo a substituir Hjulmand) a fazer uma boa exibição. Pode ser a dupla do meio campo no próximo jogo!
Afonso Moreira, mais um jovem da formação que substituiu Biel e mostrou-se bastante, sendo até mais acutilante que o recente reforço de inverno. Deu excelentes indicações e reivindicou mais oportunidades. Bastante acutilante no flanco esquerdo, tenho que dizer que este jovem de 19 anos me convenceu.
Agora, a gestão de Gyökeres e Trincão foi garantida, espera-se a vitória no domingo, rumo ao bicampeonato. Força Sporting