As minhas 5 escolhas do Famalicão 1 / Sporting 2
Rui Pedro Barreiro, 14.09.25

Uma deslocação habitualmente difícil, num estádio municipal com muito público sempre a puxar pela equipa da casa. Fala-se muito em "scouting" e o Famalicão é um bom exemplo de quem trabalha bem nesse campo (média do onze inicial abaixo dos 23 anos). Aliás, a qualidade da equipa, jogadores e equipa técnica, mostrou-se bem neste jogo. O Sporting (média de idade do onze inicial de 24,5 anos) estava preparado para as dificuldades e foi um justo vencedor. Quenda não marcou, mas podia ter marcado por duas vezes, o guarda-redes do Famalicão foi um dos melhores e o golo sofrido resulta de uma bola parada que correu mal para o Sporting e muito bem para o Famalicão. Gostei da atitude e da nossa capacidade de "dar a volta". Não gostei tanto do "pragmatismo" demonstrado pelo Sporting, depois do nosso segundo golo, mas a vitória e os 3 pontos foram conseguidos. Para além das minhas 5 escolhas quero referir 3 jogadores: João Virgínia, pareceu não acusar a estreia na Liga e não comprometeu; Francisco Trincão, continua a mostrar que é tecnicamente dotado e a ter muita influência na qualidade do nosso jogo, mas exagerou nas fintas, se corrigir esta tendência marcará mais e fará mais assistências; João Simões, pouco tempo em campo mas a mostrar-se e a dar nas vistas, nesta estreia no campeonato.
Uma breve palavra sobre o mercado de verão. Deixar tudo para o fim nem sempre é a melhor solução. Continuamos sem alternativa a Pedro Gonçalves. Espero que tudo corra bem, caso contrário, só em janeiro...
Uma nota, bem merecida, para a equipa B. Temos ali um excelente treinador, João Gião e um belo grupo de jogadores.
As minhas 5 escolhas:
Pedro Gonçalves, o tal jogador de elite que sabe jogar e fazer golos. Saiu de Famalicão e no Sporting marca e faz assistências como poucos. Não temos substituto para ele neste plantel, espero que fisicamente consiga ter uma excelente época, nós agradecemos. Marcou, com muita classe, a passe de Quenda, e assistiu Luis Suárez para o golo da vitória. Perdeu gás, quando recuou para médio. Excelente exibição. Já é o nosso melhor marcador.
Luis Suárez, o nosso ponta de lança continua a mostrar uma enorme entrega ao jogo e um grande sentido colectivo. Desgasta muito as defesas contrárias e marca golos. Neste desafio fez o da vitória, podia ter marcado mais e quando estiver melhor entrosado com os companheiros da frente pode ser um verdadeiro caso sério no nosso campeonato. Tem justificado a sua contratação.
Geovany Quenda, fez uma boa exibição e deu razão a alguns que diziam que já merecia a titularidade. Falhou um golo isolado, assistiu para o nosso primeiro golo e ainda rematou ao poste, num jogo em que nem sempre o Famalicão conseguiu segurá-lo. Já é um grande jogador, mas se melhorar a sua capacidade de finalização pode entrar num dos melhores do mundo naquela posição.
Zeno Debast, um dos mais jovens da nossa equipa fez de patrão da defesa e mostrou porque é internacional belga, com muitos passes em profundidade com sucesso e muito capaz na marcação aos avançados adversários. Bela exibição, pareceu sempre muito concentrado o que ajudou na sua boa exibição.
Kochorashvili, enquanto esteve em campo dominámos quase sempre o nosso meio-campo. Parece muito mais entrosado com Hjulmand e dá segurança ao colega para estar em espaços mais avançados. Gostei da sua capacidade de passe e visão de jogo. Talvez a sua melhor exibição ao serviço do Sporting.
Vamos estrear-nos na Liga dos Campeões. Espero que possamos fazer uma boa exibição, marcar golos e ganhar. Força Sporting.