Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas Leoninas

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

As minhas 5 escolhas do Santa Clara 0 / Sporting 1

Avatar do autor Rui Pedro Barreiro, 13.04.25

278074168_10209369254585317_7935590126045103760_n.

Uma deslocação a São Miguel, uma das belas ilhas dos Açores, a maior das 9 que integram uma das partes extraordinárias do nosso país. A importância da vitória é desnecessária reforçá-la, depois do empate em casa na última jornada e também da polémica derrota em casa, com este adversário. Não entramos bem no jogo e do ponto de vista táctico o nosso posicionamento facilitava a vida ao nosso adversário, com algumas exibições individuais abaixo do que se pedia. Nem o vento a nosso favor facilitava o nosso jogo, tendo terminado a primeira parte com duas defesas apenas do guarda-redes adversário, sendo que aconteceram no último quarto de hora, posse de bola sim, perigo para o adversário quase não existiu. Quando se esperavam algumas mexidas na equipa ao intervalo, tal não aconteceu, mas a equipa melhorou bastante e a segunda parte rendeu um golo e poderia ter rendido mais dois ou três a nosso favor. O mais importante foi a vitória e os 3 pontos amealhados, devendo destacar-se o regresso de Pedro Gonçalves, 5 meses depois da sua lesão. Um jogador único no nosso plantel, sem substituto até agora, nem no mercado de inverno, o seu regresso pode ser muito importante para os poucos jogos que faltam para terminar a época e ganhar o que queremos ganhar. Vamos lá às minhas 5 escolhas:

Zeno Debast, mais uma vez como médio, esteve muito bem, especialmente no capítulo defensivo, recuperando bolas, desarmando os adversários e rematando à baliza com algum perigo. Destaca-se também a bater as bolas paradas. Um dos melhores em campo, não marcou, mas o internacional belga foi muito importante na conquista dos 3 pontos e esteve ligado a quase todas as jogadas de perigo do Sporting.

Geny Catamo, marcou o golo da vitória, num dos dois remates que fez. A jogada surge de uma recuperação de Fresneda e de uma assistência primorosa de Trincão, muito bem aproveitada por Geny, que de pé direito fez o que lhe competia. Mais um golo decisivo do nosso Moçambicano. Continua sem se resolver a questão com o Amora, de facto pouco compreensível este processo, mas que Catamo continue a ser importante no caminho do título.

Ousmane Diomande, com 90% de eficácia no passe, esteve bem a recuperar bolas e a alíviar, marcou um golo que foi anulado por fora de jogo. Quando mantém a concentração elevada e não se deixa ir nas picardias com os adversários é um central quase perfeito, contribuiu decisivamente para que o adversário não colocasse em perigo a baliza de Rui Silva.

Gonçalo Inácio, o jogador que mais passes tentou e o que mais acertou, com uma eficácia de 88%, de acordo com o Goalpoint, foi também o que mais ações teve no jogo e que mais metros progrediu, estando bem também a defender. Não fez o seu melhor jogo, mas foi claramente um dos melhores 5 do Sporting.

Francisco Trincão, também não fez o seu melhor jogo, mas parece melhor fisicamente, este jogador que tem sido um dos mais importantes nesta época, voltou a vestir o papel de herói ao fazer mais uma assistência para o golo e foi dos que serviu melhor os colegas, que nem sempre aproveitaram a sua visão de jogo. Sou um fã do seu futebol e é completamente merecida a sua presença no destaque desta vitória.

Saímos dos Açores com tudo a depender de nós. Temos que melhorar, temos um campeonato e uma Taça de Portugal para ganhar. Uma palavra final para a equipa B, que continua na luta para subir de divisão, onde deve estar para aumentar a competitividade dos nossos jovens e prepará-los para a equipa principal. Força Sporting.