As minhas 5 escolhas do Sporting 1/ Porto 0
Rui Pedro Barreiro, 08.01.25
Uma meia final da Taça da Liga, num jogo com o Porto era sempre um jogo motivador. Considerando as estatísticas do jogo e as respectivas incidências, a vitória foi justíssima. Pena ter sido só um golo. No final da primeira parte o Porto tinha zero remates enquadrados e 1 canto a favor, para além de ter mais faltas. A posse de bola na primeira parte foi de 57% para nós. Marcamos no início da segunda parte e o nosso adversário nunca conseguiu ultrapassar a nossa organização defensiva. Aliás, terminou o jogo com apenas 1 remate enquadrado. Mas vamos às 5 escolhas dizendo apenas que gostei de Catamo, Morita e até de Fresneda, que fez o melhor jogo que lhe vi, ao serviço do Sporting, mas nenhum deles entra nas minhas 5 escolhas.
Hjulmand, um dos melhores em campo, um patrão do meio campo, com 95% de passes certos. Foi amarelado na segunda parte, mas foi essencial para a coesão demonstrada pelo Sporting.Que assim continue.
Gyökeres, o suspeito do costume voltou a ser decisivo e marcou o golo que levou o Sporting até à final. Depois de Catamo colocar a bola em Quenda este fez o passe que permitiu ao nosso goleador inscrever mais um golo decisivo. Na primeira parte deixou dois adversários pelo caminho e rematou como costuma, a bola saiu a rasar o poste. Muitos tubarões a rondar!
Quenda, fez mais uma assistência para golo, mas a sua exibição não se resume a isso. O guarda-redes do Porto impediu que marcasse um golo. Entrou em campo a substituir o lesionado Matheus Reis, obrigando Araújo a recuar, mas foi muito influente, apesar de ter uma enorme margem de progressão, oxalá tenha oportunidade de o fazer no Sporting.
Diomande, foi um verdadeiro patrão da defesa, o seu poderio físico permitiu-lhe anular Samu. Exibição a demonstrar que o último jogo não corresponde ao seu patamar habitual. Que assim continue.
St. Juste, fez com o seu colega uma dupla muito eficaz. Não começou tão bem mas a sua exibição foi em crescendo. Percebe-se perfeitamente a opção de Rui Borges nesta dupla de centrais. Que as lesões não o voltem a apoquentar que nós agradecemos.
Sábado estamos na final, resta saber com quem, mas qualquer um terá pela frente um adversário com vontade de vencer. Força Sporting