As minhas 5 escolhas do Sporting 2/ Marítimo 1
Rui Pedro Barreiro, 14.05.23
Mais um jogo em que era obrigatório ganhar. Mais um jogo em que vencemos. Mais um jogo em que jogamos mal e em que a resposta dos jogadores e da equipa técnica ficou aquém do exigido para um clube como o Sporting.
Parecia que alguns jogadores já estavam de férias, lamento dizê-lo. Não sou de assobiar a nossa equipa e os nossos jogadores, mas tenho que confessar que durante o jogo várias vezes senti vontade de reclamar com a prestação que nos estava a ser oferecida.
A equipa de arbitragem também não esteve bem. Na primeira parte sofremos um golo, no único remate à baliza e depois de um deslize de Coates que até não esteve mal no jogo. Eu diria que ao intervalo Bellerin e Trincão eram os homens menos e Arthur Gomes o homem mais.
Todavia, Rúben Amorim retira do jogo no início do segundo tempo Arthur Gomes, Matheus Reis e Hector Bellerin, mantendo Trincão que acabou por sair aos 58 minutos. Entraram Gonçalo Inácio, Hidemasa Morita, Nuno Santos e Fatawu e aos 64 minutos entrou Esgaio e saiu Diomande. Não entendo, quando se quer ganhar o jogo, certas entradas de jogadores defensivos e a manutenção de Rochinha no banco.
As minhas 5 escolhas recairam em Arthur Gomes, Pedro Gonçalves, Coates, Paulinho e Fatawu.
Deixo Nuno Santos de fora, porque são 5, se fossem 6, ele lá estaria. Começando pelo jovem Ganês, diria que fez esquecer Trincão e mostrou que pode ter mais oportunidades, apesar de nem tudo lhe correr bem, a raça e a capacidade individual foram decisivas para a sua boa exibição.
Paulinho, apesar de muito só, foi batalhador e deu sempre a cara à luta, após a expulsão de Adán, foi para a baliza. Coates ficou ligado ao golo, mas não deixou que esse lapso o influenciasse negativamente e privilegiou a equipa, acabando por fazer o golo da vitória após cabeceamento de Paulinho.
Pedro Gonçalves abriu o ativo (apesar do desvio num jogador adversário, para mim o remate para golo foi do nosso jogador), começou a médio, tendo na segunda parte subido no terreno, continuou a mostrar a sua importância nesta equipa, independentemente de jogar a médio ou a avançado.
Alguns destes jogadores, com uma exibição paupérrima, não mereciam jogar o clássico contra o Benfica que aí vem. Oxalá o Braga perca pontos e o Sporting consiga preparar-se convenientemente para o jogo que vai encher Alvalade no próximo domingo. Força Sporting.