As minhas 5 escolhas do Sporting 2/ V. Guimarães 0
Rui Pedro Barreiro, 18.05.25

A esperada grande noite aconteceu. Estádio cheio e a vitória a concretizar o bicampeonato. Um final de campeonato claramente merecido pelos adeptos que nunca regatearam esforços no apoio da sua equipa do coração. Uma época que começou bem, que teve a saída de Rúben Amorim, a entrada de João Pereira e finalmente a equipa entregue a Rui Borges, que conseguiu o feito de terminar sem conhecer o sabor da derrota no campeonato português, desde que chegou a Alvalade. Não vou hoje fazer o balanço da época, até porque temos ainda a final da Taça e a possibilidade real de esta época terminar com a tão desejada dobradinha que deixamos fugir o ano passado. O nosso grande amor, o Sporting Clube de Portugal é Bicampeão.
Uma palavra para a equipa B de Futebol que finalmente volta à segunda Liga depois do desastre que a levou para a Liga 3. Parabéns.
Para além das minhas 5 escolhas devo hoje realçar a importância da contratação de Rui Silva, fundamental na nossa segurança defensiva e creio, na vitória que nos levou ao bicampeonato. Critiquei o mercado de inverno porque ficámos aquém do que a equipa necessitava mas, felizmente, Rui Borges conseguiu inventar soluções para as nossas "falhas" e nunca mais deixou de contar com o nosso guardião. Umas palavras de destaque também para Francisco Trincão, um jogador essencial nesta época, sendo um dos melhores marcadores (alguns desses golos forma muitos importantes) e, principalmente, o rei das assistências. Vamos então às 5 escolhas do jogo da consagração do título 2024/2025:
Maxi Araújo, uma contratação que demorou a convencer-me, mas que tem mostrado a sua raça e na ausência de Nuno Santos se tornou numa peça muito importante no futebol do Sporting. Sempre muito intenso no jogo, foi importante no primeiro golo do jogo.
Zeno Debast, uma "invenção" de Rui Borges que se consolidou muito devido à qualidade do internacional belga. Com excesso de centrais de qualidade e falta de médios coube a este excelente jogador vestir a pele de polivalente e com bons resultados. Tornou-se no "batedor" oficial das bolas paradas e apesar de amarelado cedo no jogo nunca se deixou intimidar, tendo participado na jogada do primeiro golo.
Eduardo Quaresma, um senhor jogador que vive e sente o Sporting como todos nós gostamos. Foi um dos melhores neste jogo, sempre muito envolvido a defender e a atacar, tendo sido ele que iniciou a jogada do primeiro golo e levou a bola para próximo da área, mostrando toda a sua capacidade técnica. A reclamar uma chamada à seleção nacional.
Viktor Gyökeres, o goleador mor do nosso campeonato e uma figura incontornável do bicampeonato. Um jogador único que foi fundamental nesta caminhada. Já esgotámos os adjectivos para qualificar este extraordinário futebolista, mas podemos sempre dizer que é um dos que merecia ser coroado com estes títulos, marcou o segundo golo e fez um belo jogo. Que grande contratação.
Pedro Gonçalves, um jogador único do nosso campeonato e que não tem substituto no plantel.Muitos dos pontos perdidos também se devem aos 5 meses fora da equipa, como se viu desde que voltou, mesmo sem estar ainda na sua melhor forma é um futebolista essencial ao Sporting e também à seleção nacional, apesar dos minutos que lhe são dados pelo selecionador Martinez. Um craque que marcou o primeiro golo e esteve ligado ao segundo.
Temos agora a Taça de Portugal, também esta competição deveria fazer parte do nosso palmarés desta época, como sempre os adeptos estarão em força no Jamor. Força Sporting.