As minhas 5 escolhas do Sporting 3/ Porto 4
Rui Pedro Barreiro, 04.08.24
Em Aveiro, deu-se início à época 2024/2025. Tudo parecia em condições para que o primeiro troféu viesse para Alvalade. Começando pelo fim, aqui fica uma apreciação global resumida: Parabéns ao Porto. Apesar de estarem a perder aos 26 minutos por 3 a zero, os jogadores nunca desistiram, deram tudo em campo e o treinador adversário, Vítor Bruno, mexeu bem na equipa e teve a sorte do jogo, já nós cometemos muitos erros individuais e colectivos, com o nosso Rúben Amorim a participar nessa incapacidade de garantir a vitória num jogo que esteve ganho. O nosso meio campo estava em dificuldades já no final da primeira parte, acentuando-se, obviamente, a partir da hora de jogo e o nosso treinador mexeu muito tarde e, na minha opinião, nem sempre bem. Morita saiu aos 89 minutos para dar o lugar a Daniel Bragança e Morten Hjulmand aos 103 minutos, por Rodrigo Ribeiro. A saída de Coates e de Paulinho fizeram-se sentir, os reforços até agora ainda não convenceram, Fresneda continua sem mostrar porque foi contratado na época passada e não foi barato, mas nós não vemos os treinos. A certeza de que precisamos de reforços que acrescentem qualidade e opções ao treinador é clara e evidente. Depois dos jogos de preparação e dos "5 violinos", pensei que Diomande faria parte do onze, tendo alguns companheiros Sportinguistas que me acompanham muitas vezes em Alvalade apostado em de Zeno Debast. Infelizmente, a qualidade do nosso reforço internacional belga não ultrapassou alguma falta de adaptação, nervosismo e ligação deficiente com os colegas. O novo guarda redes, Vladan Kovacevic, demonstra alguma incapacidade, designadamente em sair da área, com algumas hesitações que podem ser corrigidas com treino, mas lamentavelmente ficou ligado a um golo sofrido. Quem joga perto da baliza tem sempre essa "sorte" de os erros poderem sempre comprometer. Neste jogo tivemos 13 perdas de posse no nosso terço defensivo, o Porto teve 3. Rematamos 14 vezes e apenas 3 vezes enquadrados com a baliza e o Porto 14 e 7 enquadrados! Espero que todos tenham aprendido. Custa muito perder um jogo que esteve ganho. Não podemos dizer que perdemos por causa da arbitragem, mas o erro mais penalizador voltou a prejudicar-nos, como é hábito com João Pinheiro, neste caso também com o VAR a "dormir", visto que o segundo golo do nosso adversário deveria ter sido anulado. Uma noite que me deixou preocupado e algo desiludido, mas cá estaremos a apoiar e a cumprir a nossa obrigação. Assim aconteça com a direção, a equipa técnica e os nossos jogadores.
Vamos às minhas 5 escolhas:
Pedro Gonçalves, foi para mim o melhor jogador do Sporting e do jogo, com Roberto Martinez a assistir, quero ver qual será a justificação que dará para não contar com um dos melhores jogadores a atuar em Portugal.Esteve nos 3 golos, apesar de só ter marcado o segundo, e nas melhores jogadas do Sporting, jogador super inteligente enquanto teve forças, foi o grande dinamizador do nosso futebol. É caso para perguntar, quem temos no banco para o substituir?
A minha segunda escolha não podia ser outra, Geovany Quenda, com uma estreia de sonho não fosse a derrota do Sporting, aproveitou bem a sua titularidade, marcou o terceiro golo, teve outras oportunidades e mostrou que tem visão de jogo, com passes a colocar a bola no sítio certo. Um reforço claro nesta época.
Em terceiro temos Viktor Gyökeres, esteve ligado a dois golos e teve na cabeça a oportunidade de marcar. Enquanto durou fisicamente ( e entrou já algo limitado, segundo o nosso treinador) foi um verdadeiro "quebra-cabeças" para a defesa adversária. Infelizmente, continuamos sem alternativas no banco para o substituir e agora nem Paulinho temos.
A minha quarta escolha vai recair em Geny Catamo, que conseguiu ser perigoso, apesar de estar a jogar no flanco oposto ao que jogou na época passada. Muito bem fisicamente, tratou sempre bem a bola e tentou ajudar a equipa a ganhar o jogo, destacando-se os passes para Gyökeres e Quenda que, infelizmente, não deram em golo.
A minha última escolha é Gonçalo Inácio, marcou o primeiro golo e foi o mais perigoso nas bolas paradas ofensivas. Esteve bem na sua missão defensiva, tal como Quaresma, mas o golo marcado inclui Inácio em detrimento de Quaresma, nestas 5 escolhas. Vamos ver se o mercado não nos prega nenhuma partida.
Num jogo com sete golos, saímos decepcionados, mas a acreditar que a lição tenha sido bem interiorizada e permita melhorar a época que tem muitos desafios. Queremos ser novamente campeões. Força Sporting.