Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas Leoninas

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

As minhas 5 escolhas do Sporting 3/ Moreirense 0

Avatar do autor Rui Pedro Barreiro, 24.09.25

278074168_10209369254585317_7935590126045103760_n.

Uma noite de segunda-feira muito bem composta. Alvalade  com entusiasmo e a apoiar a equipa. O jogo foi de sentido único. Se olharmos só para as estatísticas (dados do Sofascore) só empatamos nos cartões amarelos e no número de livres e goleamos em todos os outros indicadores, só em remates demos 25 a 4 e se considerarmos os enquadrados temos 14 a 1! A única irritação, ao intervalo, foi o número de oportunidades não concretizadas! A única não, a passividade do árbitro ao aceitar a estratégia de queimar tempo do Moreirense também irritou.  Eu a pensar como era possível o Suárez ter falhado tanto na "cara do golo", mas o guarda-redes adversário foi um dos melhores em campo. O resultado final poderia muito bem ter sido 5 ou 6 a zero. Na segunda parte vieram os golos, os primeiros dois de duas grandes penalidades sobre Trincão, que voltou a mostrar asua importância na nossa equipa. Quanto a Rui Borges devo dizer que gosto da capacidade de produzir futebol dominador, apesar de notar alguma baixa de produção no nosso meio campo. As substituições podiam ter sido feitas, as primeiras duas, ao intervalo e as últimas duas um pouco mais cedo, mas ele lá saberá. Ainda assim, Alisson e Ionnadis alegraram-me e acalmaram a irritação do intervalo. Mas vamos lá às minhas 5 escolhas, hoje mais difíceis porque o leque de boas exibições era alargado:

Zeno Debast, o central belga, que também sabe jogar bem a médio tem sido importante na segurança defensiva do Sporting. Faz com Inácio uma bela dupla e apesar de não apresentar a robustez de Diomande, é muito útil na dinâmica ofensiva e na capacidade defensiva. Isolou Suárez e fez muitas vezes acontecer perigo na área adversária. Mostra-se muito confiante e transmite essa confiança aos colegas.

Gonçalo Inácio,  faz uma bela dupla com Debast, já fez melhores jogos, mas apesar de não ter tido muito trabalho cortou um remate perigoso e teve sempre boas opções para colocar a bola com qualidade. Temos belos centrais. Precisa de ser mais eficaz nas bolas paradas e se marcar irá melhorar a sua confiança nas bolas paradas.

Luis Suárez, apesar de me deixar irritado na primeira parte, imagino que o guarda-redes adversário também o irritou! O poste também não ajudou e parecia que a baliza se desviava quando tudo parecia indicar que iria marcar. Excelentes movimentações com os colegas, só falta mesmo começar a marcar tanto quanto as oportunidades que cria. Será que precisa de motivação de banco? Não tremeu quando abriu o marcador de penalty.

Pedro Gonçalves, só conseguiu marcar de penalty, mas tentou ao longo do jogo. O guarda-redes não deixou, outras vezes a colocação do remate não foi a melhor. Por vezes parece alheado do jogo, ou não correr tudo o que podia, mas rapidamente nos mostra a sua mestria e valia técnico-táctica. Com Trincão e Suárez forma um tridente muito venenoso e mortífero. Só falta ser mais eficaz, mas quando o "Ketchup" aparecer cuidem-se os nossos adversários.

Francisco Trincão, genial é pouco, mas maestro assenta-lhe bem. Nesta equipa do Sporting é um dos mais importantes, não só pelo que joga, mas pelo que faz jogar. Não só pelo que marca, mas também pelas ocasiões que cria e pelas assistências. Neste jogo sofreu duas faltas dentro da grande área adversária que desbloquearam o resultado. Fundamental para a nossa produção ofensiva, mas também para a nossa consistência defensiva. Grande jogador.

Agora, segue-se o Estoril, na Amoreira. Força Sporting.