As minhas 5 escolhas do Sporting 0/Dortmund 3
Rui Pedro Barreiro, 13.02.25
Uma noite europeia em Alvalade que não correu bem. O ambiente era bom, apesar das estatísticas com equipas alemãs não ser a mais favorável. Entramos bem no jogo e poderíamos ter marcado na primeira parte, não fosse o ferro da baliza e a sorte e competência do guarda redes adversário. A fase final da primeira parte mostrou que os alemães não vinham a Alvalade só para empatar. Infelizmente, a nossa segunda parte não nos correu nada bem. Os alemães marcaram 3 golos e fecharam o jogo por cima. A nossa passagem pela Liga dos Campeões parece ter terminado esta época. Para além das questões físicas também me pareceu que Rui Borges não foi feliz nas substituições, mas é sempre mais fácil falar depois. Se fosse eu não teria tirado Harder, que fisicamente podia combater os alemães e seria útil a defender e a atacar. Também Matheus Reis poderia ter ficado mais tempo em campo, visto que nem vai jogar no sábado, e estava a mostrar entendimento com Maxi, mas como eu costumo dizer, quem os treina é Rui Borges. O plantel curto em muitas posições não ajuda, a acrescentar às inúmeras lesões (não se percebe o silêncio da "estrutura de perfomance", tal como o silêncio sobre as arbitragens que nos prejudicam em vários campos) e a erros de arbitragem que custam pontos e acrescentam pressão. Neste jogo não vislumbrei erros de arbitragem, mas sim uma notória superioridade do adversário, designadamente na segunda parte.
Vamos às escolhas:
Maxi Araújo, um dos melhores em campo. Infelizmente, o petardo que enviou e daria um golaço bateu no ferro da baliza e inviabilizou a abertura do marcador no jogo. Esteve sempre ligado aos bons momentos da primeira parte. Mostrou que pode ser influente independentemente do lugar ocupado no corredor esquerdo.
Conrad Harder, um lutador em campo. Muito útil a defender e a atacar. Num futebol em que o físico conta mostrou atributos e a sua substituição por Gyökeres foi uma má decisão, na minha opinão. Estavam em campo aguns jogadores mais frágeis e cansados do que Harder. Como seria a resposta do adversáriose estivessem em campo Harder e Gyökeres? Mereceu este meu destaque. A subir e a melhorar, mostra que Rui Borges o está a "trabalhar" bem.
Rui Silva, um bom jogo e a mostrar porque é o titular da baliza desde que chegou a Alvalade. Infelizmente, não ficou totalmente isento de culpas no primeiro golo, apesar das responsabilidades de outros colegas, mas a sua exibição merece este destaque. Está de pedra e cal na baliza do Sporting e quase que apostava que vai voltar a ser convocado para a seleção nacional.
Geovany Quenda, voltou a mostrar o talento que o caracteriza. Os adversários já o temem e mostrou no jogo que não tem medo de arriscar. Não fez tudo bem, mas percebemos todos porque razão está no onze de Rui Borges. Sempre a crescer, espero que o golo apareça mais.
Matheus Reis, fez um bom jogo e mostrou grande entendimento com Maxi, e mesmo nas bolas paradas ofensivas mostrou que pode ser útil. A sua substituição não melhorou a equipa. Fez um bom jogo dentro do cenário global.
Sábado voltamos ao campeonato. Que sejamos felizes e que as decisões dos árbitros não continuem a prejudicar os mesmos, em vários campos. Os pontos amealhados é que fazem os campeões. Força Sporting.