Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas Leoninas

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

As minhas 5 escolhas do Sporting 3/Famalicão 1

Avatar do autor Rui Pedro Barreiro, 16.03.25

278074168_10209369254585317_7935590126045103760_n.

Mais uma final rumo ao bicampeonato. Todos sabemos que os jogos valem 3 pontos e que cada vez mais temos menos hipóteses de corrigir eventuais "tropeções". Os adeptos do Sporting fazem o que devem, comparecem no estádio e apoiam a equipa, como Rui Borges tem dito e sempre referindo a importância desse apoio. Apesar da chuva o Sporting entrou bem no jogo e o inevitável Gyökeres fabricou o primeiro golo concretizado por Fresneda. Melhor era impossível, mas apesar do golo marcado no primeiro minuto o Famalicão não se atemorizou e conseguiu, através de grande penalidade assinalada por falta de Diomande, empatar o jogo. Infelizmente, nem árbitro, nem VAR assinalaram uma grande penalidade evidente sobre Maxi Araújo (uma má prestação do nosso jogador que esteve demasiado tempo em campo, só saiu quando foi bem expulso por uma entrada violenta sobre o adversário, julgo que Rui Borges, apesar de não ter muitas opções no banco, deveria ter retirado o nosso jogador mais cedo) ainda não tinham chegado os 13 minutos, estando mais tarde ligado ao nosso segundo golo marcado por Gyökeres de grande penalidade. O jogo seria diferente, mas já estamos a ficar habituados. Na verdade quem tem Gyökeres arrisca-se a ganhar e o terceiro marcado por Catamo surgiu, uma vez mais, de uma bela iniciativa do nosso goleador, talvez o melhor avançado dos nossos últimos 30 anos. Voltamos a ter Biel no banco, o que demonstra que não foi a contratação que necessitávamos no mercado de inverno. Este bicampeonato significa muito para várias gerações de Sportinguistas e deixar  que a nossa luta "contra tudo e contra todos" fique também no fator sorte pode não chegar. Chegámos à pausa das seleções na frente e, espero eu e certamente todos os Sportinguistas, que assim aconteça no final do campeonato. Rui Silva, foi uma excelente contratação como se tem visto e voltou a mostrar neste jogo com o Famalicão a importância de ter um guardião que está lá quando é preciso. Não entra nas minhas 5 escolhas, mas se fossem 6 entrava de certeza. Se fossem 7 incluiria Catamo que marcou o terceiro golo.

Mas vamos às 5 escolhas: 

Viktor Gyokëres, o jogador mais influente do Sporting atual. Sendo um desporto coletivo, o futebol necessita de jogadores que fazem a diferença e ninguém tem dúvidas que com Gyökeres em forma a probabilidade de ganhar é muito grande, mesmo que muitas faltas e cartões fiquem por assinalar e por mostrar. Um verdadeiro craque. Neste jogo marcou um golo e fez as duas assistências para os golos.

Geovany Quenda, no primeiro jogo que fez depois de se saber que irá para o Chelsea deu um verdadeiro recital, à esquerda e à direita, está lá tudo, velocidade, técnica, um criador de oportunidades, nem sempre bem aproveitadas. Um perigo à solta que deve ter encantado os adeptos ingleses que ainda não o conheciam, ainda mandou uma bola ao poste. Estou curioso para ver o que fará Martinez com Quenda nestes dois jogos!

Francisco Trincão, digam o que disserem este jogador continua a deixar tudo em campo e apesar de se notar algum cansaço continua com uma entrega em todas as fases do jogo, percebendo-se bem porque razão Rui Borges não o faz descansar. Falhou o remate no golo concretizado por Fresneda.

Ivan Fresneda, um jogador que beneficiou da entrada de Rui Borges no comando do Sporting. De saída, dizia-se, as  2 alternativas falhadas do mercado de inverno fizeram dele um jogador que foi ganhando confiança com os jogos e está a crescer. Ainda precisa de melhorar alguns aspetos, mas mostra-se mesmo dentro da área e já leva 3 golos desde que começou a jogar com regularidade.

Zeno Debast, começou como central à direita e terminou no meio campo, mas foi sempre consistente. Mais um jogador bem trabalhado pela equipa técnica do Sporting e que mostra o acerto da sua contratação, que muitos consideraram cara. Também estou curioso para perceber onde irá jogar pela sua seleção.

Como todos os que passam os olhos pelo que escrevo sabem, não sou fã do atual selecionador nacional, mas estou curioso para ver as equipas que vai apresentar nesta dupla jornada, onde poupou alguns jogadores (nada de surpreendente) e onde convocou outros que poderia ter poupado. Confesso que o meu entusiasmo pela seleção esmoreceu com Martinez, mas o jogo em casa vai ser em Alvalade, voltaremos depois disso para gritar sempre,  Força Sporting!