Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas Leoninas

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

Artigos de opinião sobre o Sporting CP e outros destaques, por Rui Pedro Barreiro.

As minhas 5 escolhas do Sporting 2/Alverca 0

Avatar do autor Rui Pedro Barreiro, 01.11.25

278074168_10209369254585317_7935590126045103760_n.

Noite de chuva mas com entusiasmo e apoio vindo das bancadas de Alvalade. O Sporting entrou a dominar, a quase marcar, com Suarez, Catamo e Pedro Gonçalves atrabalharem para o golo, mas sem conseguirem marcar, com o intervalo a chegar com o resultado a zero e uma lesão de Fresneda, que se espera não ser grave. Na segunda parte ainda se conseguiu marcar por Suárez, mas 8 cm de fora de jogo limitaram os festejos. A chave do jogo ocorreu depois de Fotis Ioannidis ter entrado e ficarmos com dois avançados, recuando Pedro Gonçalves para médio saindo João Simões. Na sequência de mais um canto (acho que era o décimo), Pedro Gonçalves colocou a bola no sítio certo e Ioannidis marcou, como mandam as regras, abrindo o marcador para gaúdio dos Sportinguistas. Poucos minutos depois, o melhor jogador do Sporting fez um golaço de fora da área de pé direito, fuzilou e fixou o resultado final. Deviam mandar este golo para o Martinez, já que ele ignora a qualidade do nosso jogador e não o coloca a jogar na Seleção Nacional. Pedro Gonçalves deu golos a marcar, vários, assistiu e marcou, mais um jogão. Também gostei das prestações de Maxi  e Diomande, mas desta vez ficam de fora das minhas escolhas. Continuamos a não aproveitar as bolas paradas, eu sei que já não temos o Coates, mas convém melhorar o índice de aproveitamento dos livres e cantos. Mais 3 pontos. Agora vem aí a Juventus!

Vamos lá:

Pedro Gonçalves, o homem do jogo e o herói do público, sem "espinhas". Um golo para recordar, um dos melhores marcados esta época em Alvalade. Todavia, a sua exibição foi verdadeiramente portentosa, desempenhou com competência várias posições em campo e alimentou o ataque, infelizmente pouco aproveitado. Leiam os jornais de hoje e vejam a unanimidade na adjectivação. É um jogador "diferenciado", como diz Rui Borges, um dos melhores a atuar em Portugal digo eu, mas o Roberto Martinez não necessita dele, é incrível, mas tem sido verdade. Até quando esta vergonha?

Fotis Ioannidis, o nosso ponta de lança grego anda a reclamar a titularidade e nalguns jogos deve jogar com Suárez, seremos muito mais letais se assim for. Neste jogo voltou a ser decisivo, abrindo o marcador com o Alverca, quando para a Taça da Liga tinha fechado o resultado. Um portento físico, sempre com a baliza nos olhos, será, certamente, muito útil nesta caminhada rumo ao tri.

Gonçalo Inácio, o nosso central fez uma excelente dupla com Diomande e voltou a mostrar segurança defensiva e participação ofensiva. Precisa de treinar mais os remates de cabeça, tal como Diomande, para aproveitarmos mais as bolas paradas, podia ter marcado, mas felizmente a vitória ficou em casa. Foi ele que desviou para o golo de Suárez, mas este estava adiantado 8 cm.

 Morten Hjulmand, voltou a fazer um bom jogo e a entender-se bem, primeiro com João Simões e depois com Pedro Gonçalves, foi ele que assistiu para a "bomba" que deu o segundo golo. Precisamos que mantenha os níveis exibicionais que já nos habituou para garantir a qualidade do nosso jogo.

Francisco Trincão, a minha escolha mais polémica, não foi decisivo desta vez, mas produz muito, por vezes sem se dar por isso. Percebo por que razão Rui Borges o elogia tanto e lhe dá a titularidade. Espero que para além da sua primorosa técnica possam voltar rapidamente os remates para golo, a malta agradece.

Força Sporting!