As minhas 5 escolhas do Vizela 1/Sporting 2
Rui Pedro Barreiro, 26.05.23
Jogo de fim de época, entramos a dominar e a sofrer um golo de contra ataque, com Franco Israel na baliza, um jovem de 23 anos que poucas oportunidades teve durante o campeonato, tal como Dário Essugo, 18 anos e 10 jogos, já a preparar a próxima época.
No caso do primeiro, julgo que podia ter feito melhor no primeiro golo do desafio, já Dário Essugo mostrou-se sempre ao jogo e teve uma primeira parte muito interessante a usar o físico e a ser rápido na circulação de bola, apesar de ter ainda muito que crescer considero que Rúben Amorim fez bem em dar a titularidade ao jovem jogador do Sporting.
Gonçalo Inácio, marcou o golo do empate, Morita e Pedro Gonçalves também não estiveram mal e Trincão e Paulinho deram luta apesar de pouco eficazes. O árbitro mostrou, na primeira parte, 6 amarelos, 4 a jogadores do Sporting e 2 aos do Vizela, com uma arbitragem algo caseira, até disciplinarmente. Quase 70% de posse de bola para o Sporting.
Na segunda parte o nosso treinador faz entrar Edwards aos 57 minutos saindo Essugo e recuando Pedro Gonçalves para fazer companhia a Morita. Quase a fechar o jogo um autogolo deu a vitória ao Sporting numa desinteressante segunda parte em que ocorreram ainda mais 2 substituições.
As minhas 5 escolhas : Pedro Gonçalves, ligado aos 2 golos do Sporting, foi escolhido pela Sport TV como o homem do jogo. Hidemasa Morita foi o médio que jogou a 8 e a 6 e deu conta do recado. Gonçalo Inácio, marcou um golo e esteve bem no jogo, sem prejuizo de alguns pequenos lapsos, deu sempre de si, especialmente na distribuição de bola para a linha atacante.
Matheus Reis melhorou bastante e merece ficar nas 5 escolhas. Por último, entre Paulinho e Trincão, escolho o Francisco que tentou ser um dianteiro perigoso e apesar de nem sempre ter a felicidade nos lances merece esta distinção. Perdemos 19 pontos na primeira volta e 9 na segunda, daí o nosso quarto lugar com 74 pontos e uma diferença de golos positiva de 39. Brevemente farei o meu balanço da época. Força Sporting.